terça-feira, 21 de maio de 2013

DF: Justiça suspende contratos do Consórcio HP-ITA e Viação Marechal com o GDF

Decisão da 21ª Vara Federal suspendeu os contratos das bacias 3 e 4 de renovação da frota do transporte público do Distrito Federal. O juiz Hamilton de Sá Dantas avaliou que o GDF descumpriu determinação do dia 8 de abril que definia a análise das propostas apresentadas pelo Consórcio Metropolitano para as bacias 1, 3 e 4.

Pela decisão, o Distrito Federal se defendeu afirmando que, quando da determinação de consideração das propostas do Consórcio Metropolitano, apenas a bacia 1 ainda estava em processo de escolha. As bacias 3 e 4 já haviam sido julgadas na época.

Os contratos das bacias 3 e 4 foram assinados no dia 26 de abril e publicados no Diário Oficial do Distrito Federal no dia 29 de abril. O G1 procurou a Secretaria de Transportes, que informou que só vai se manifestar sobre a suspensão quando for notificada oficialmente.

Bacias

O consórcio HP-ITA, de Goiás, foi escolhido para operar a bacia 3. A empresa havia oferecido proposta de tarifa técnica de R$ 2,80 - valor cobrado do governo para transportar um passageiro. Os coletivos irão atender o Núcleo Bandeirante, Samambaia, Riacho Fundo I e II e Recanto das Emas.

Já a bacia 4 ficou sob responsabilidade da Auto Viação Marechal. A empresa cuidará de uma das regiões mais populosas do Distrito Federal, que inclui parte de Taguatinga, Ceilândia e do Park Way, além de todo o Guará e Águas Claras.

O Consórcio Metropolitano e a Viação Piracicabana apresentaram proposta para a bacia 1 no dia 16 de abril. Vence a concorrência a empresa que oferecer a menor tarifa técnica. A secretaria não informou em que prazo a comissão vai avaliar as propostas.

Fonte: G1 DF

5 comentários:

  1. MARCOS NASCIMENTO24 de maio de 2013 00:30

    Se houver sensatez do GDF, o ideal é ASSEGURAR a vitória do Consórcio Metropolitano formado por 5 empresas (sendo uma cooperativa) na análise das propostas na qual a Viação Piracicabana é concorrente. Digo isso porquê se a Piracicabana ganhar ela não pode levar pois seus donos são os mesmos da bacia 2 na qual a PIONEIRA é da família Constantino e segundo a lei da licitação não podem operar duas empresas do mesmo grupo em bacias diferentes.
    Se o Consórcio Metropolitano ganhar a bacia 1 nas próximas semanas, ele NÃO poderá pleitear na Justiça a sua participação na bacia 3 e 4, pois mesmo sendo 5 empresas diferentes elas fazem parte de um mesmo consórcio. Então se um Juiz tiver esse entendimento bem explicado pelo GDF e DFTrans, então manteriam-se as empresas das bacias 3 e 4 que já tiveram contrato assinado em 26/04/13, sendo respectivamente HP/Itatur (empresa de fretamento do grupo Odilon Santos) e Viação Marechal (da tradicional família Gulin de Curitiba) Ambas as empresas poderiam assumir estas bacias (áreas) caso o Consórcio Metropolitano ganhe da Piracicabana, mesmo porquê a Piracicabana não poderia operar a bacia 1 pois ela é do Grupo Constantino que operará as linhas da bacia 2 com o nome Viação Pioneira.
    Triste ler nos jornais e sites toda esta enrolação da Justiça que é muito morosa ENQUANTO isso o tempo vai passando rapidamente, mais um mandato de governador vai terminando, quase não dando tempo de fazer mais nada com Copa do Mundo pela frente e as 12 cidades-sede ainda em obras com meia dúzia de operários trabalhando que nem condenados! Isto é o Brasil! O País dos jeitinhos! Melhor e mais honroso seria se o Governo Federal cancelasse a Copa do Mundo junto à FIFA e deixasse para outro País interessado. Vamos gastar muito para arrecadar pouco. DUVIDO, mas duvido mesmo e tenho matemática para provar isso! Que o Brasil VAI FATURAR com essa Copa do Mundo! Negativo: Nossa infraestrutura está um lixo, as estradas estão detonadas, os aeroportos estão sucateados juntamente com as rodoviárias.Nosso sistema hoteleiro, sem palavras... Precisamos fazer um monte de coisa em pouco tempo, melhor dizendo: tempo tínhamos, pois foi há muitos anos que foi anunciado o Brasil como sede da Copa! Só que não fizemos quase nada até agora! Nossos políticos são os mesmos de 20/30/40 anos atrás e nunca foram esforçados para fazerem de suas cidades exemplo como a cidade de Curitiba por exemplo! Neste oceano de cidades sem infra estrutura alguma temos apenas exceções de uma ou outra coisa funcionando razoavelmente bem, o resto está um lixo! Convido viajarem de ônibus em uma das principais linhas rodoviárias do País: Curitiba - S.Paulo e tentarem DORMIR durante o trajeto noturno! Impossível ! As estradas estão detonadas ! Cadê o Governo ? Cadê as verbas geradas com as multas ? Cadê o dinheiro dos impostos de combustíveis, peças e automóveis ? Os ônibus são fantásticos, nota 10 modernos, novos, limpos e confortáveis, mas as estradas estão um LIXO !

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    1. Prezado Marcos
      Não é HP/ITAUR e SIM HP/ITA, parece mas não é, nada haver com Grupo Odilon Santos.

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    2. Já expliquei isso milhões de vezes, porém ele insiste nisso. É como na sabedoria popular. "Se ele quer acreditar que pau é pedra, que continue pensando".

      Mas explico pela última vez. Tenho uma boa carga de paciência. A HP faz o transporte urbano aqui em Goiânia enquanto a ITA Transportes (que é do mesmo dono da HP) faz o fretamento para os órgãos públicos de Goiânia, como funcionários da Prefeitura, Saneago, Celg e etc. A Itatur, do Grupo Odilon Santos, faz o transporte especial dos deficientes físicos com rotas definidas e agendamento de viagens junto às instituições que cuidam e tratam destes deficientes, um serviço paralelo à rede de transporte convencional aqui de Goiânia.

      Mas se o Marcos insiste em falar que a ITA Transportes é a Itatur, que continue preso ao seu argumento. Minha parte perante os leitores e esclarecer as empresas que compõe o Consórcio eu já fiz.

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  2. Vai acabar 2013 e ninguém não sabe nem a cor dos carros da Marechal e HP-ITA

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    1. O GDF há meses informou e divulgou em massa as cores das empresas por bacia e quase sempre quando alguém pergunta eles respondem.

      As cores dos ônibus do Consórcio HP-ITA são azuis e os da Marechal, laranja.

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